O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no dia 8 de outubro de 2025, a lei que transforma em política permanente o programa Luz do Povo. A medida garante energia elétrica gratuita para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário mínimo por pessoa.
⚡ Energia Gratuita para Quem Mais Precisa
Mais de 17 milhões de famílias devem ser beneficiadas já na primeira etapa do programa, considerada uma das maiores ações de combate à pobreza energética da história do país.
O programa Luz do Povo será financiado pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que garante o acesso à energia a comunidades e famílias de baixa renda.
🌍 Expansão em 2026
Com essa ampliação, o programa deverá alcançar mais de 115 milhões de brasileiros, direta ou indiretamente.
“É energia suficiente para iluminar a casa, conservar alimentos, usar o ferro, assistir à TV e conectar nossas crianças à internet. Isso é dignidade e oportunidade”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
👨👩👧👦 Quem Tem Direito ao Benefício
-
Famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
-
Idosos (65+) e pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada);
-
Famílias com renda de até três salários mínimos que tenham pessoa com deficiência dependente de equipamento elétrico para tratamento;
-
Famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico com renda de até ½ salário mínimo por pessoa;
-
A partir de 2026, famílias com renda entre meio e um salário mínimo per capita terão isenção parcial no consumo de até 120 kWh.
🔌 Um Passo a Mais na Inclusão e Dignidade
Segundo o ministro substituto do MDS, Osmar Júnior, o programa “mostra que o governo está cuidando de quem mais precisa, garantindo mais dignidade e tranquilidade para milhões de brasileiros que antes tinham dificuldade até para manter a luz acesa”.
O Luz do Povo representa um avanço social, promovendo inclusão, qualidade de vida e justiça energética em todo o Brasil.